Road Bike, Cycling Forums banner

Zero Um?

10 reading
32K views 14 replies 9 participants last post by  Coot72  
#1 ·
Onde a linha de tubos Dedaccia Zero Uno se encaixa na linha Dedaccia e com o que ela é comparável nas linhas de outros fabricantes? É razoavelmente leve para aço? Em igualdade de condições, para um quadro de 55 cm, qual seria a diferença de peso entre um quadro Zero Uno e o aço mais leve disponível? Obrigado.

#3 ·
Doug, Roland Della Santa me disse que o Zero Uno era o mais leve e o melhor dos tubos REDONDOS não tratados termicamente que ele poderia conseguir... e que eram necessários para um quadro com encaixes.

Eles são o topo da linha de tubos "redondos", os tubos EOM são tubos moldados para soldagem TIG/soldagem em filete.

A Suzy está recebendo tubos Zero com tratamento térmico e dupla espessura selecionados a dedo para sua bicicleta.

Eu sei que você está no mercado como nós. Ele é um para considerar. Confira este post.

Para que conste, Roland está construindo a bicicleta da Suzy com um garfo de carbono (ele não queria!) e estima que pode construir uma bicicleta "de corrida" de 55 cm com pouco menos de 3,4 libras (ele fez isso).

http://www.serotta.com/forum/showthread.php?s=&threadid=974

#4 ·
Pegoretti Palosanto

No fórum antigo, alguém disse que Dedaciai Zero Uno é outro apelido para SAT 14.5. Eu tenho uma Pegoretti Palosanto tamanho 54 que é feita de SAT 14.5. Pesa 3,7 libras sem garfo ou headset (tubo de direção de 1", a propósito). Anda como um sonho, muito confortável, como uma Colango Master X Light, mas sobe um pouco melhor. Parece mais leve do que é. Só queria ter mais tempo para andar nela.

#5 ·
alguns números sobre aço deda

Alguns números que encontrei em uma lista que eu tinha por perto:

. Deda EOM 16.5: aço microligado de baixo carbono proprietário, resistência final de 220 ksi
. Deda Zero: 18MCDV6 microligado tratado termicamente, > 203 ksi
. Deda Zero Uno: 18MCDV6 microligado, > 174 ksi
. Columbus Ultrafoco: Thermacrom, 77-205 ksi
. Columbus Foco: Thermacrom, 77-205 ksi (a diferença está na tecnologia de topo)
. Columbus Zona/EL/Max/Genius/Nemo: e.a., Nivacrom, 170 ksi
. Columbus Neuron/Brain: e.a., Cyclex, 127 ksi
. Reynolds 853: proprietário de endurecimento ao ar tratado termicamente, 180-210 ksi
. True Temper OX Platinum: proprietário supertermofílico de endurecimento ao ar tratado termicamente, 150-217 ksi
. Easton Scandium: liga proprietária de escândio/alumínio, 90 ksi
. Easton 7005 Ultralight: 7005-T6, 65 ksi
. Titânio 3 Al / 2.5 V: 100 ksi

Mais informações:

http://www.sanobike.com/dedacciai.htm

Espero que isto ajude!

#7 ·
SAT 14.5 é Zero tratado termicamente

Zero Uno é uma versão mais pesada do Zero.

Eu tenho um Deda SAT 14.5 personalizado. TIG'd com tubos superiores e inferiores moldados. Eu nunca pesei, mas lembro que a Deda dá o peso de um conjunto de tubos de 1.380 gr. para um quadro de tamanho 54. Isso excluiria a caixa do movimento central, materiais de junção, drop-outs, outras soldas e o que o construtor usa para segurar o parafuso da abraçadeira do espigão.

A diferença entre SAT 14.5 e EOM 16.5 é a espessura das áreas com e sem butted. A seção de tubos do site da Deda atualmente só fornece as várias dimensões, perfis e butted dos conjuntos de tubos e a seção de aço não foi atualizada em alguns anos.

FWIW, eu estava (a bicicleta foi destruída em um acidente, daí o tempo passado) muito feliz com o conjunto de tubos, inspecionando os tubos crus no construtor e comparando-o com o Columbus Foco. Eu usei com um garfo de carbono, então não tenho experiência com garfos de aço Deda. Não imagino que seria muito diferente de Reynolds, Columbus ou Ishiwata que eu andei. Ele se transformou em um quadro muito bom, do tipo que você esquece ao andar.

Outra razão para obter aço Deda, não técnica, é que você não verá muitas pessoas andando em quadros de aço Deda, muito menos personalizados.

#8 ·
Sim

geeker said:
Deda SAT 14.5 é uma versão tratada termicamente do COM 12.5. Então SAT 14.5 é comparável ao Deda Zero, que é a versão HT do Zero Uno.
Não tenho certeza se os perfis de topo mudaram quando a Dedacciai mudou os nomes, mas o COM 12.5 é semelhante ao ZeroUno e o SAT 14.5 é semelhante ao Zero.

Em termos de diferenças entre Zero e ZeroUno, o Zero é ligeiramente mais fino com extremidades mais curtas. O resultado final é que uma estrutura Zero será mais leve, mas mais flexível, assumindo que os mesmos diâmetros de tubo são usados.

Eu tenho uma estrutura ZeroUno de 54 cm com encaixe que pesa pouco menos de 4 libras. Uma versão TIG pesaria sem dúvida um pouco menos. Coisas boas.

Ed

G
#10 ·
Eu tenho uma bicicleta ZerUno montada com Campy Chorus e adoro - também tenho um garfo de aço (Sintementa) da ZeroUno na bicicleta - é uma bicicleta de aço clássica adorável - anda como um sonho, absorve a estrada e você pode andar o dia todo nela.

A única vez que fica duro - e acho que qualquer bicicleta ficaria - é quando eu fico estúpido e encho os Fotezzas até 145 PSI, então ele sacode as minhas obturações dos dentes.

No entanto, a um nível razoável de 110 -120 - bicicleta bonita. Eu sei que há uma diferença de peso em relação a outros materiais, mas eu gosto de aço e, por aquela libra extra, vou abrir mão da sobremesa por uma semana.

#11 ·
Zero Uno, duro?

Minha bicicleta Zero Uno, com solda fillet, tubos redondos sobredimensionados, parece-me dura, quando comparada com a sua gémea, uma cópia exata em tubos 753 OS. Já montei um garfo de carbono Carve, ainda tenho que montar a bicicleta e espero pedalar nela no próximo mês. Esperando também uma melhoria notável!

#12 · (Edited)
Fillet brazed 753?

t5rguy said:
Minha bicicleta Zero Uno, fillet brazed, tubos redondos sobredimensionados, parece-me dura, quando comparada com a sua gémea, uma cópia exata em tubos 753 OS. Já instalei um garfo de carbono carve, ainda tenho que montar a bicicleta e espero andar nela no próximo mês. Esperando também uma melhoria notável!
Os tubos principais ZeroUno são butted .8/.5/.8 mm com extremidades curtas. Alguns conjuntos de tubos chegam a 0,4 mm no centro, o que torna o passeio mais suave, mas mais flexível no suporte inferior.

Em relação a uma estrutura 753 fillet brazed, isso vai contra a política da Reynolds de "somente brasagem com prata" para este conjunto de tubos. 753 é uma liga da velha escola que alcançou sua resistência através do tratamento térmico. O problema com este conjunto de tubos é que ele perde grande parte de sua resistência se for brazed usando algo diferente de prata (as temperaturas de brasagem com prata são mais baixas do que a brasagem ou soldagem com latão). A brasagem com prata requer o uso de olhais e olhais muito bem ajustados; a folga deve ser cerca de 2,5 vezes a espessura de um fio de cabelo humano. Embora alguns construtores façam quadros fillet brazed usando ligas de brasagem com prata, os engenheiros de soldagem desaprovam este tipo de junta porque microfissuras se formarão dentro dos filetes à medida que o nódulo de brasagem endurece.

O resultado final é que uma estrutura 753 fillet brazed com latão terá tubos enfraquecidos devido ao calor, enquanto uma estrutura 753 fillet brazed com prata terá microfissuras nos filetes. Não é bom em nenhum dos casos.

Desculpe criticar sua estrutura, mas pensei que esta informação seria interessante de compartilhar. Se eu fosse você, observaria as juntas da estrutura de perto para ter certeza de que elas não racham e o colocam no chão.

Boa sorte.

Ed

#13 ·
Solda de filete 753

Isto é preocupante! Só um pouco, no entanto. Tenho esta bicicleta há 9 anos, nunca me deu problemas, só felicidade ao andar. Ela me derrubou no verão passado (no meu cotovelo para ser preciso), mas culpo isso pelo enorme solavanco na estrada que de alguma forma não notei.
Sério, vou examinar a solda com uma lupa, só para ter certeza; e se eu conseguir falar com o construtor, Dave Lloyd, vou apresentar este problema para sua consideração.

Espero que as juntas já enfraquecidas não sejam responsáveis pelo passeio suave!

#15 ·
Eu gosto de zero uno

Eu tenho um landshark construído com zero uno. Ele foi construído para ser bastante rígido no movimento central, mas o passeio é suave. Fiquei agradavelmente surpreso da primeira vez que subi de pé em uma colina íngreme. O movimento central era sólido e dava uma boa sensação. Acho que zero uno é o caminho a seguir, a menos que você tenha uma necessidade ou desejo específico. A diferença no peso do quadro provavelmente seria de no máximo 0,5 libras entre diferentes tubos de aço para um quadro bem projetado.

Coot