Os travões Ciamillo Lekki 8 ajudaram a colocar esta bicicleta de teste de volta abaixo da marca de 14 libras - e também funcionam bem.
O que é
A fama de Ted Ciamillo é o original Zero Gravity Brakeset que, devido ao seu peso extremamente baixo, tornou-se muito popular no início dos anos 2000. Com menos de 200 gramas para o conjunto, eles tinham metade do peso dos concorrentes tradicionais. Ted realmente interrompeu a categoria de freios e encontrou muito sucesso com consumidores preocupados com o peso, comprando seus freios, incluindo eu.
Acabei comprando o OG-05 original (186 gramas), GSL (230 gramas) e Gravitas SL (142 gramas) ao longo dos anos. Infelizmente, como acontece com muitas histórias de sucesso excessivamente rápido, Ted não conseguiu manter a qualidade e o atendimento ao cliente em pé de igualdade à medida que crescia, e a recessão de 2008 o atingiu muito, pois ele estava muito endividado.
Ted recebeu muitos comentários sobre o mau atendimento ao cliente e o baixo desempenho do produto, e sua marca sofreu. E ele não nega nada disso. Você pode ler detalhes de sua história autoexplicativa aqui.
Ted desde então se reagrupou e reconstruiu, totalmente focado em fazer o melhor e mais leve freio para pilotagem de alto desempenho. Ele chama sua nova oferta de Ciamillo Lekki 8. Lekki significa "leve" em polonês e "8" significa que é seu oitavo modelo de freio. Então, poderia haver uma reinvenção, uma redenção de alguma forma? RoadBikeReview testou esses novos freios para descobrir.
Prós
- Freio de bicicleta de estrada de pinça extremamente leve
- Agora pronto para "aro largo"
- Afirmado ser aerodinâmico devido ao pequeno fator de forma
- Belo trabalho de usinagem e aparência discreta
- Menos peso não prejudica o desempenho
Contras
- A instalação requer paciência e tentativa e erro
- Caro em relação a freios mais pesados
- Sem versão de montagem direta
A opinião da RoadBikeReview
Meu modelo mais antigo Cervelo S3 ganhou uma nova vida quando comprei um conjunto de rodas de carbono FSE notáveis. Essas rodas são muito mais largas do que as rodas com aro de alumínio de 19 mm que eu usava antes e medem 25,6 mm. As rodas são verticalmente muito rígidas e a bicicleta agora acelera e manuseia muito melhor, mas também é mais confortável devido ao aro largo, pneus de 26 mm (vs. 23 mm) e menor pressão de inflação (80 contra 110 psi).
Notáveis para aros de carbono, eles também têm uma frenagem super impressionante. Na verdade, os aros são texturizados e fazem uma espécie de som de moagem, semelhante à frenagem Turbine da HED e Exalith da Mavic. Sob frenagem, essa textura suave certamente contribui para seu desempenho de frenagem.
Eu estava usando os freios Zero Gravity Gravitas mais antigos (por volta de 2013) com as rodas novas, mas eles simplesmente não estavam à altura da tarefa de frear essas rodas mais modernas. Os freios foram esticados ao máximo para acomodar a largura aumentada. Eles flexionavam e, após longas descidas, havia um acúmulo de poeira causado pela trepidação dos freios.
Escusado será dizer que fiquei um pouco preocupado com a frenagem prolongada em declive, então os substituí por um novo conjunto de freios SRAM Red modernos. Os Reds pareciam mais confiantes e não havia resíduos de poeira dos freios. Infelizmente, os Reds pesam cerca de 100 gramas a mais e empurraram minha bicicleta com peso de 14 libras.
Então ouvi falar de um novo freio de Ted Ciamillo que foi projetado para aros mais largos. Esses freios poderiam ser significativamente mais leves, mas ainda assim tão seguros e eficazes quanto a oferta da SRAM? Eu poderia colocar a bicicleta de volta abaixo de 14 libras?
Ted afirma que seus freios são a pinça de produção mais leve do mercado. Os lendários freios THM Fibula de US$ 1360 têm um peso reivindicado de 120 gramas para o conjunto, mas não inclui suportes de pastilhas no peso. Ted afirmou que os novos Lekki 8s têm 129 gramas para o conjunto, incluindo suportes de pastilhas, mas não pastilhas. Com suportes e pastilhas, seu conjunto chega, de acordo com sua balança, a 144 gramas com pastilhas. Os THMs estão em 149 gramas. No entanto, o conjunto de freios Lekki 8 que testei tinha 136 gramas sem pastilhas e 166 gramas com pastilhas específicas para carbono Swiss Stop. Não tenho um conjunto de THMs para verificar.
Então, não estou pronto para dizer que eles são os mais leves absolutos, mas, dependendo da amostra e de como você mede, os freios Lekki 8 são certamente impressionantes. Para minha bicicleta, eles economizaram 99 gramas em relação aos SRAM Reds, o que fez minha bicicleta voltar abaixo de 14 libras.
E quanto à instalação?
Basta saber que esses freios são difíceis de configurar, pois exigem um comprimento de cabo muito preciso para garantir que o freio centralize corretamente. Muito comprimento do cabo empurra os freios para a esquerda e muito pouco puxa o freio para a direita. Para remediar isso, usei cabos Alligator, que têm elos que podem ser adicionados ou removidos para obter o comprimento preciso.
Depois que o comprimento do cabo é discado, o ajustador do cabo deve ser usado para remover a folga no cabo e o MicroCam deve ser usado para definir a folga entre as pastilhas e a borda. Para ajudar com isso, um orifício é perfurado para rosquear o cabo do freio. O braço da alavanca precisa estar na posição inferior para fornecer a maior alavancagem. Se estiver muito alto, não há curso suficiente. A folga entre as pastilhas e a borda não deve ser ajustada com o ajustador do cabo, pois isso pode afetar o comprimento do cabo do freio e reduzir o curso da came. Em vez disso, há um parafuso de ajuste de 2 mm que você acessa olhando para baixo no freio para ajustar a tensão do cabo. Em resumo, os freios Ciamillo Lekki 8 exigem ajustes muito pequenos para discar corretamente, como um carro de alto desempenho.
Na estrada
Os freios Ciamillo Zero Gravity anteriores foram criticados por sua má modulação. Isso é realmente por design, afirma Ted. Ele diz que projetou os novos freios Ciamillo Lekki 8 para pilotos que precisam parar de forma rápida e eficaz, então eles têm uma espécie de sensação binária de ligar/desligar. Pessoalmente, gosto da resposta hiper rápida, mas pode não ser para todos. Uma vez instalados corretamente, achei esses freios um prazer e não tive problemas com descidas longas e íngremes. E sem poeira de pastilha de freio. Pela minha experiência, eles freiam com a mesma segurança e confiança das contrapartes SRAM Red. Resumindo, estou muito impressionado com os freios Ciamillo Lekki 8. Eles são super leves e, uma vez totalmente discados, parecem poderosos e confiáveis.

Classificação: 4,5 de 5
Preço: US$ 539 padrão ou US$ 559 para longo alcance (aumento de 5 mm)
Mais informações: www.lekki8.com