Como muitos aqui estão considerando ou talvez tenham acabado de comprar um novo Roubaix ou Tarmac com roteamento de cabos oculto... pensei em fornecer algumas dicas simples que aprendi. Isso pode ser usado como um tópico vivo para que outros compartilhem suas experiências também, para ajudar a elevar o conhecimento prático de como passar cabos por essas ótimas bicicletas novas.
Começarei dizendo que qualquer pessoa que evite uma bicicleta com cabos ocultos porque prefere a simplicidade de um quadro com cabos expostos... não deveria. É super fácil configurar os cabos na nova bicicleta. Então, quero mencionar isso de antemão para quem estiver preocupado em instalar cabos nas novas bicicletas com roteamento oculto. Além disso, o arrasto do cabo é muito baixo na minha nova construção... a bicicleta sobe as marchas solidamente para a nova engrenagem menor na parte traseira. Muitos conhecem o 'California Cross' para roteamento de cabos. Isso simplesmente cruza os cabos do câmbio dianteiro na frente do tubo de direção e, em seguida, novamente dentro do tubo inferior, pois eles passam pelo guia de cabos mostrado abaixo, que na minha Roubaix Pro '12 é um guia de cabos de 2 peças. O cruzamento de cabos minimiza o arrasto interno do cabo, tendo dobras da capa do cabo o mais naturais possível. Roteamento do mesmo lado com múltiplos raios ou raios mais apertados 'pode' aumentar o arrasto interno do cabo, criando mudanças de marcha lentas em particular.
A questão de usar ajustadores de capa de cabo em linha surgiu antes e eu só vou acrescentar, sou um grande defensor de fazê-lo, tendo ajustado os câmbios da minha Roubaix por um curto período. Eles tornam a vida muito mais fácil. Sou exigente com a regulagem dos meus câmbios e quero que a bicicleta fique totalmente silenciosa, mesmo quando estiver pedalando um pouco cruzado, o que é possível.
Como coloquei e tirei os cabos da minha bicicleta algumas vezes para obter o comprimento certo da capa, aprendi alguns truques ao longo do caminho:
- Do ponto de vista da abertura no tubo inferior, bem em frente ao movimento central sob a bicicleta, olhe para baixo no tubo inferior para garantir que, ao cruzar os cabos do câmbio dianteiro e traseiro, você não os enrole mais uma vez. Cruzar duplamente os cabos do câmbio prejudicaria muito a qualidade da troca de marchas. Não está claro se deve cruzar o cabo do câmbio dianteiro ou traseiro sobre o outro depois de estudá-lo.
Eu diria que não importa, pois ambos os cabos entram no tubo inferior na mesma elevação e também terminam na mesma altura vertical no guia do cabo sob o movimento central mostrado abaixo. Coloque uma luz no tubo inferior ao verificar se a bainha está cruzando apenas uma vez, como deveria ser ao configurar a orientação do California Cross.
- O que leva à melhor maneira de instalar os cabos. Depois de estabelecer o comprimento adequado da capa debaixo da fita do guidão até o tubo inferior, a melhor abordagem é inverter a bicicleta e apoiá-la nos manetes do guidão e no selim como um tripé. Foi assim que trabalhamos nas bicicletas quando crianças e é muito mais fácil do que passar os cabos pelo quadro com o quadro pendurado em um suporte de quadro. Agora você pode ver sob o movimento central e dentro do tubo inferior sem forçar o pescoço e é muito mais fácil passar os cabos pelo guia de cabos do movimento central.
- Outra boa dica é... se você não gosta do comprimento das suas capas, por exemplo, e precisa removê-las para encurtar, o que é comum após uma construção inicial... e precisa puxar os cabos para fora do quadro, coloque suas bainhas de volta sobre os cabos e... o ponto importante... você não precisa desparafusar as paradas ICR no quadro. Os parafusos pequenos são sensíveis à rosca cruzada e minha sugestão é não removê-los, a menos que você precise. O diâmetro da bainha penetra facilmente nas paradas da capa, então você não precisa remover as portas de parada e sugiro que quanto menos você precisar removê-las, melhor.
- Falando em rosca cruzada... um breve comentário sobre o parafuso do guia do cabo que mantém as duas metades do guia do cabo juntas e presas à parte inferior do movimento central. A rosca na minha nova Roubaix é infelizmente inferior. Não está danificada, mas está áspera. Isso pode ser apenas um caso isolado ou talvez um problema comum nessas bicicletas. Mas minha bicicleta tinha uma rosca que não só não parece boa, mas oferecia resistência ao rosquear o pequeno parafuso do guia do cabo, o que é lamentável. Existem muitas soluções alternativas se o parafuso for danificado, mas não foi. Eu era muito sensível para não apertar demais por causa da má qualidade da rosca. Além disso, o engate da rosca do parafuso foi insuficiente... o parafuso foi especificado muito curto e a rosca existente não foi usada em todo o seu comprimento de furo de rosca, o que estressa ainda mais a quantidade de rosca que está engatada... especialmente com uma rosca fêmea ruim. Você quer que o parafuso guia do movimento central penetre na profundidade/espessura da rosca do movimento central, o que na minha bicicleta não aconteceu. Isso pode causar acúmulo de água na parte traseira da rosca dentro do movimento central. Acredito que a rosca seja 10-32. Substituí o parafuso por um parafuso de aço inoxidável um tamanho maior para engate total da rosca através da carcaça do movimento central. Por causa de uma rosca de margem, usei Loctite azul e acredito que ficará bom, mas avise se você encontrar isso em seu novo quadro. A propósito, você não precisa remover este parafuso e sugiro que não o faça, a menos que precise, pois os cabos podem ser rosqueados... incluindo a bainha sem remover o parafuso do movimento central e levantar um lado do guia do cabo. Além disso, há um orifício de drenagem adjacente ao guia, portanto, não há necessidade de remover o parafuso periodicamente para drenagem se você tende a andar na chuva.
- Uma última observação se um lado da bainha cair dentro do tubo inferior ou da escorva traseira direita, o que aconteceu comigo em ambos os casos. Não entre em pânico. A bainha tem espinha dorsal suficiente para roteá-la novamente. Basta girar e inclinar a bainha e pescá-la de volta, o que pode ser feito com um pouco de delicadeza acompanhada de linguagem colorida.
Acima estão os pontos relevantes e uma lista muito curta. Eu queria fornecer algumas notas para aqueles que vão em seguida que passar ou recablear uma nova bicicleta de estrada Specialized com roteamento oculto é muito fácil.
Uma última observação... e escrevi para a Specialized sobre isso... a Specialized fez uma mudança em andamento para tornar todas as paradas ICR (roteamento interno de cabos) iguais. Todos eles são rotulados com o nº 3.
Como as capas de freio e câmbio têm diâmetros diferentes... 4 mm OD para câmbio e 5 mm para capas de freio, a sabedoria geral é que apenas as capas de câmbio devem usar ponteiras nas paradas ICR e não as capas de freio, que normalmente não precisam delas de qualquer maneira por causa da construção da capa.
Espero que isso ajude e use este tópico para fornecer dicas que você aprendeu ao longo do caminho.
Começarei dizendo que qualquer pessoa que evite uma bicicleta com cabos ocultos porque prefere a simplicidade de um quadro com cabos expostos... não deveria. É super fácil configurar os cabos na nova bicicleta. Então, quero mencionar isso de antemão para quem estiver preocupado em instalar cabos nas novas bicicletas com roteamento oculto. Além disso, o arrasto do cabo é muito baixo na minha nova construção... a bicicleta sobe as marchas solidamente para a nova engrenagem menor na parte traseira. Muitos conhecem o 'California Cross' para roteamento de cabos. Isso simplesmente cruza os cabos do câmbio dianteiro na frente do tubo de direção e, em seguida, novamente dentro do tubo inferior, pois eles passam pelo guia de cabos mostrado abaixo, que na minha Roubaix Pro '12 é um guia de cabos de 2 peças. O cruzamento de cabos minimiza o arrasto interno do cabo, tendo dobras da capa do cabo o mais naturais possível. Roteamento do mesmo lado com múltiplos raios ou raios mais apertados 'pode' aumentar o arrasto interno do cabo, criando mudanças de marcha lentas em particular.
A questão de usar ajustadores de capa de cabo em linha surgiu antes e eu só vou acrescentar, sou um grande defensor de fazê-lo, tendo ajustado os câmbios da minha Roubaix por um curto período. Eles tornam a vida muito mais fácil. Sou exigente com a regulagem dos meus câmbios e quero que a bicicleta fique totalmente silenciosa, mesmo quando estiver pedalando um pouco cruzado, o que é possível.
Como coloquei e tirei os cabos da minha bicicleta algumas vezes para obter o comprimento certo da capa, aprendi alguns truques ao longo do caminho:
- Do ponto de vista da abertura no tubo inferior, bem em frente ao movimento central sob a bicicleta, olhe para baixo no tubo inferior para garantir que, ao cruzar os cabos do câmbio dianteiro e traseiro, você não os enrole mais uma vez. Cruzar duplamente os cabos do câmbio prejudicaria muito a qualidade da troca de marchas. Não está claro se deve cruzar o cabo do câmbio dianteiro ou traseiro sobre o outro depois de estudá-lo.
Eu diria que não importa, pois ambos os cabos entram no tubo inferior na mesma elevação e também terminam na mesma altura vertical no guia do cabo sob o movimento central mostrado abaixo. Coloque uma luz no tubo inferior ao verificar se a bainha está cruzando apenas uma vez, como deveria ser ao configurar a orientação do California Cross.
- O que leva à melhor maneira de instalar os cabos. Depois de estabelecer o comprimento adequado da capa debaixo da fita do guidão até o tubo inferior, a melhor abordagem é inverter a bicicleta e apoiá-la nos manetes do guidão e no selim como um tripé. Foi assim que trabalhamos nas bicicletas quando crianças e é muito mais fácil do que passar os cabos pelo quadro com o quadro pendurado em um suporte de quadro. Agora você pode ver sob o movimento central e dentro do tubo inferior sem forçar o pescoço e é muito mais fácil passar os cabos pelo guia de cabos do movimento central.
- Outra boa dica é... se você não gosta do comprimento das suas capas, por exemplo, e precisa removê-las para encurtar, o que é comum após uma construção inicial... e precisa puxar os cabos para fora do quadro, coloque suas bainhas de volta sobre os cabos e... o ponto importante... você não precisa desparafusar as paradas ICR no quadro. Os parafusos pequenos são sensíveis à rosca cruzada e minha sugestão é não removê-los, a menos que você precise. O diâmetro da bainha penetra facilmente nas paradas da capa, então você não precisa remover as portas de parada e sugiro que quanto menos você precisar removê-las, melhor.
- Falando em rosca cruzada... um breve comentário sobre o parafuso do guia do cabo que mantém as duas metades do guia do cabo juntas e presas à parte inferior do movimento central. A rosca na minha nova Roubaix é infelizmente inferior. Não está danificada, mas está áspera. Isso pode ser apenas um caso isolado ou talvez um problema comum nessas bicicletas. Mas minha bicicleta tinha uma rosca que não só não parece boa, mas oferecia resistência ao rosquear o pequeno parafuso do guia do cabo, o que é lamentável. Existem muitas soluções alternativas se o parafuso for danificado, mas não foi. Eu era muito sensível para não apertar demais por causa da má qualidade da rosca. Além disso, o engate da rosca do parafuso foi insuficiente... o parafuso foi especificado muito curto e a rosca existente não foi usada em todo o seu comprimento de furo de rosca, o que estressa ainda mais a quantidade de rosca que está engatada... especialmente com uma rosca fêmea ruim. Você quer que o parafuso guia do movimento central penetre na profundidade/espessura da rosca do movimento central, o que na minha bicicleta não aconteceu. Isso pode causar acúmulo de água na parte traseira da rosca dentro do movimento central. Acredito que a rosca seja 10-32. Substituí o parafuso por um parafuso de aço inoxidável um tamanho maior para engate total da rosca através da carcaça do movimento central. Por causa de uma rosca de margem, usei Loctite azul e acredito que ficará bom, mas avise se você encontrar isso em seu novo quadro. A propósito, você não precisa remover este parafuso e sugiro que não o faça, a menos que precise, pois os cabos podem ser rosqueados... incluindo a bainha sem remover o parafuso do movimento central e levantar um lado do guia do cabo. Além disso, há um orifício de drenagem adjacente ao guia, portanto, não há necessidade de remover o parafuso periodicamente para drenagem se você tende a andar na chuva.
- Uma última observação se um lado da bainha cair dentro do tubo inferior ou da escorva traseira direita, o que aconteceu comigo em ambos os casos. Não entre em pânico. A bainha tem espinha dorsal suficiente para roteá-la novamente. Basta girar e inclinar a bainha e pescá-la de volta, o que pode ser feito com um pouco de delicadeza acompanhada de linguagem colorida.
Acima estão os pontos relevantes e uma lista muito curta. Eu queria fornecer algumas notas para aqueles que vão em seguida que passar ou recablear uma nova bicicleta de estrada Specialized com roteamento oculto é muito fácil.
Uma última observação... e escrevi para a Specialized sobre isso... a Specialized fez uma mudança em andamento para tornar todas as paradas ICR (roteamento interno de cabos) iguais. Todos eles são rotulados com o nº 3.
Como as capas de freio e câmbio têm diâmetros diferentes... 4 mm OD para câmbio e 5 mm para capas de freio, a sabedoria geral é que apenas as capas de câmbio devem usar ponteiras nas paradas ICR e não as capas de freio, que normalmente não precisam delas de qualquer maneira por causa da construção da capa.
Espero que isso ajude e use este tópico para fornecer dicas que você aprendeu ao longo do caminho.