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Discussion starter · #1 · (Edited)
Como muitos aqui estão considerando ou talvez tenham acabado de comprar um novo Roubaix ou Tarmac com roteamento de cabos oculto... pensei em fornecer algumas dicas simples que aprendi. Isso pode ser usado como um tópico vivo para que outros compartilhem suas experiências também, para ajudar a elevar o conhecimento prático de como passar cabos por essas ótimas bicicletas novas.
Começarei dizendo que qualquer pessoa que evite uma bicicleta com cabos ocultos porque prefere a simplicidade de um quadro com cabos expostos... não deveria. É super fácil configurar os cabos na nova bicicleta. Então, quero mencionar isso de antemão para quem estiver preocupado em instalar cabos nas novas bicicletas com roteamento oculto. Além disso, o arrasto do cabo é muito baixo na minha nova construção... a bicicleta sobe as marchas solidamente para a nova engrenagem menor na parte traseira. Muitos conhecem o 'California Cross' para roteamento de cabos. Isso simplesmente cruza os cabos do câmbio dianteiro na frente do tubo de direção e, em seguida, novamente dentro do tubo inferior, pois eles passam pelo guia de cabos mostrado abaixo, que na minha Roubaix Pro '12 é um guia de cabos de 2 peças. O cruzamento de cabos minimiza o arrasto interno do cabo, tendo dobras da capa do cabo o mais naturais possível. Roteamento do mesmo lado com múltiplos raios ou raios mais apertados 'pode' aumentar o arrasto interno do cabo, criando mudanças de marcha lentas em particular.

A questão de usar ajustadores de capa de cabo em linha surgiu antes e eu só vou acrescentar, sou um grande defensor de fazê-lo, tendo ajustado os câmbios da minha Roubaix por um curto período. Eles tornam a vida muito mais fácil. Sou exigente com a regulagem dos meus câmbios e quero que a bicicleta fique totalmente silenciosa, mesmo quando estiver pedalando um pouco cruzado, o que é possível.

Como coloquei e tirei os cabos da minha bicicleta algumas vezes para obter o comprimento certo da capa, aprendi alguns truques ao longo do caminho:

- Do ponto de vista da abertura no tubo inferior, bem em frente ao movimento central sob a bicicleta, olhe para baixo no tubo inferior para garantir que, ao cruzar os cabos do câmbio dianteiro e traseiro, você não os enrole mais uma vez. Cruzar duplamente os cabos do câmbio prejudicaria muito a qualidade da troca de marchas. Não está claro se deve cruzar o cabo do câmbio dianteiro ou traseiro sobre o outro depois de estudá-lo.
Eu diria que não importa, pois ambos os cabos entram no tubo inferior na mesma elevação e também terminam na mesma altura vertical no guia do cabo sob o movimento central mostrado abaixo. Coloque uma luz no tubo inferior ao verificar se a bainha está cruzando apenas uma vez, como deveria ser ao configurar a orientação do California Cross.

- O que leva à melhor maneira de instalar os cabos. Depois de estabelecer o comprimento adequado da capa debaixo da fita do guidão até o tubo inferior, a melhor abordagem é inverter a bicicleta e apoiá-la nos manetes do guidão e no selim como um tripé. Foi assim que trabalhamos nas bicicletas quando crianças e é muito mais fácil do que passar os cabos pelo quadro com o quadro pendurado em um suporte de quadro. Agora você pode ver sob o movimento central e dentro do tubo inferior sem forçar o pescoço e é muito mais fácil passar os cabos pelo guia de cabos do movimento central.

- Outra boa dica é... se você não gosta do comprimento das suas capas, por exemplo, e precisa removê-las para encurtar, o que é comum após uma construção inicial... e precisa puxar os cabos para fora do quadro, coloque suas bainhas de volta sobre os cabos e... o ponto importante... você não precisa desparafusar as paradas ICR no quadro. Os parafusos pequenos são sensíveis à rosca cruzada e minha sugestão é não removê-los, a menos que você precise. O diâmetro da bainha penetra facilmente nas paradas da capa, então você não precisa remover as portas de parada e sugiro que quanto menos você precisar removê-las, melhor.

- Falando em rosca cruzada... um breve comentário sobre o parafuso do guia do cabo que mantém as duas metades do guia do cabo juntas e presas à parte inferior do movimento central. A rosca na minha nova Roubaix é infelizmente inferior. Não está danificada, mas está áspera. Isso pode ser apenas um caso isolado ou talvez um problema comum nessas bicicletas. Mas minha bicicleta tinha uma rosca que não só não parece boa, mas oferecia resistência ao rosquear o pequeno parafuso do guia do cabo, o que é lamentável. Existem muitas soluções alternativas se o parafuso for danificado, mas não foi. Eu era muito sensível para não apertar demais por causa da má qualidade da rosca. Além disso, o engate da rosca do parafuso foi insuficiente... o parafuso foi especificado muito curto e a rosca existente não foi usada em todo o seu comprimento de furo de rosca, o que estressa ainda mais a quantidade de rosca que está engatada... especialmente com uma rosca fêmea ruim. Você quer que o parafuso guia do movimento central penetre na profundidade/espessura da rosca do movimento central, o que na minha bicicleta não aconteceu. Isso pode causar acúmulo de água na parte traseira da rosca dentro do movimento central. Acredito que a rosca seja 10-32. Substituí o parafuso por um parafuso de aço inoxidável um tamanho maior para engate total da rosca através da carcaça do movimento central. Por causa de uma rosca de margem, usei Loctite azul e acredito que ficará bom, mas avise se você encontrar isso em seu novo quadro. A propósito, você não precisa remover este parafuso e sugiro que não o faça, a menos que precise, pois os cabos podem ser rosqueados... incluindo a bainha sem remover o parafuso do movimento central e levantar um lado do guia do cabo. Além disso, há um orifício de drenagem adjacente ao guia, portanto, não há necessidade de remover o parafuso periodicamente para drenagem se você tende a andar na chuva.

- Uma última observação se um lado da bainha cair dentro do tubo inferior ou da escorva traseira direita, o que aconteceu comigo em ambos os casos. Não entre em pânico. A bainha tem espinha dorsal suficiente para roteá-la novamente. Basta girar e inclinar a bainha e pescá-la de volta, o que pode ser feito com um pouco de delicadeza acompanhada de linguagem colorida.:)

Acima estão os pontos relevantes e uma lista muito curta. Eu queria fornecer algumas notas para aqueles que vão em seguida que passar ou recablear uma nova bicicleta de estrada Specialized com roteamento oculto é muito fácil.

Uma última observação... e escrevi para a Specialized sobre isso... a Specialized fez uma mudança em andamento para tornar todas as paradas ICR (roteamento interno de cabos) iguais. Todos eles são rotulados com o nº 3.
Como as capas de freio e câmbio têm diâmetros diferentes... 4 mm OD para câmbio e 5 mm para capas de freio, a sabedoria geral é que apenas as capas de câmbio devem usar ponteiras nas paradas ICR e não as capas de freio, que normalmente não precisam delas de qualquer maneira por causa da construção da capa.

Espero que isso ajude e use este tópico para fornecer dicas que você aprendeu ao longo do caminho.
 
Obrigado pelas informações detalhadas! Isso é muito útil e tenho certeza que será útil para muitos leitores.

Lembro-me de que houve alguma discussão sobre o cabo de freio interno e a evitação de ruídos - você quer adicionar algumas dessas informações a este tópico também?
 
Discussion starter · #3 · (Edited)
Feliz Ano Novo ukbloke e obrigado pelos seus comentários.
A questão do ruído do cabo do travão interno pode ser uma adição valiosa... mas comecei um tópico dedicado a isso há algum tempo, que teve algumas boas contribuições de outros membros. Sinta-se à vontade para fundir os tópicos, se desejar... mas a questão do ruído do travão pode ser boa para ficar por conta própria também... pois não parece afetar todos. Eu só tenho uma quantidade limitada de quilómetros na minha nova Roubaix devido ao inverno, por exemplo, e não detetei nenhum ruído do cabo do travão... na verdade, nenhum ruído na bicicleta. A minha postura sobre isto e uma sugestão para outros que estão a construir uma bicicleta nova é... esta questão pode ser sensível ao tamanho do quadro e/ou aos tipos de estradas percorridas... até mesmo à audição do ciclista :) e, portanto, talvez seja melhor construir a bicicleta sem a bainha e os anéis de vedação empurrados inicialmente para o cabo do travão. Se for detetado um ruído... muito simples sem necessidade de remover o cabo da bicicleta... os passos são:
desapertar o cabo na pinça traseira... remover a bainha traseira curta e o batente ICR traseiro e empurrar uma bainha com anéis de vedação para a parte traseira do cabo e, em seguida, inverter os passos anteriores. Uma simples adaptação.
O objetivo de colocar este tópico lá fora é ajudar os outros, pois eu não sabia o que esperar ao entrar e aprendi muito no processo e, se estiver armado com algumas dicas ao entrar, diminuirá a ansiedade de muitos com a sua construção. Também um tópico dedicado se surgirem quaisquer questões, forem desenvolvidas mais dicas, etc.
Com os melhores cumprimentos.
 
Coisa boa - muito completo.

Eu coloquei proativamente alguma bainha e "donuts" no cabo do freio traseiro para evitar ruído em um tarmac e venge. Nenhum ruído até agora.

A cablagem interna oferece a promessa de simplicidade... mas pode ser realmente desafiador/frustrante.
 
Discussion starter · #5 ·
Obrigado tetonrider. Em suma, acredito que os cabos ocultos valem o ligeiro esforço extra, que tenho a certeza que não é muito mais trabalho. Retirar os cabos da bicicleta para afinar os comprimentos da bainha proporcionou mais ideias de como instalar os cabos. A engenharia por trás destes quadros é bastante impressionante.
 
Obrigado tetonrider. Em suma, acredito que os cabos ocultos valem o esforço extra, que tenho certeza de que não é muito mais trabalho. Retirar os cabos da bicicleta para ajustar os comprimentos da carcaça proporcionou mais ideias de como instalar os cabos. A engenharia por trás desses quadros é impressionante.
eu concordo que vale a pena o esforço. Eu gosto da aparência mais limpa. Devo também notar que instalei di2 em um sl4 e um venge, agora.

o sl4 foi um pouco mais fácil de conectar do que o venge. no venge, quando você está passando o cabo (mecânico) para o câmbio traseiro, a carcaça basicamente desce o tubo inferior, sai do quadro e depois volta para a escorva da corrente e sai pela parte traseira do câmbio traseiro. bem simples.

com di2, você realmente precisa passar o fio do RD pela escorva da corrente... então ele tem que SUBIR e SOBRE o movimento central, depois descer logo na frente do movimento central. passar o cabo FD tem um desafio semelhante.

a orientação dos tubos e do movimento central do venge (embora um pouco diferente do sl4) tornou isso um pouco mais difícil de lidar. é engraçado, porque ao olhar para os quadros, você pensaria que o processo seria igualmente difícil.

eu também devo acrescentar que conectei baterias internas, então tive um pouco mais de trabalho para fazer.

em resumo, posso montar uma bicicleta com cabos externos em cerca de 30 minutos. com esses quadros, foi mais como uma operação de 3 horas (sem exagerar). levei quase exatamente uma hora apenas para lidar com o cabo do câmbio traseiro no venge. meio louco, né?

há outra coisa que é diferente:
quando você monta o sl4 com di2, você passa o cabo pelo seu próprio tubo. no final da operação, você insere a ilhó para fechar a entrada do quadro.

eu montei todo o venge, usei termorretrátil nos cabos di2..........então percebi que as paradas do cabo dianteiro são diferentes no venge vs sl4. na verdade, é preciso passar o cabo dianteiro pelo tubo inferior, PRIMEIRO passando-o pela parada do cabo e, em seguida, inserindo-o no quadro. isso significava que eu tinha que puxar os cabos do movimento central, desfazer o termorretrátil, remover o cabo, passá-lo pela parada do cabo... e então conectá-lo novamente. divertido!

outra dica: ao passar cabos internos, considere remover os parafusos da gaiola da garrafa. eles se projetam no quadro e é possível que os cabos fiquem presos neles. remover esses parafusos (especialmente durante uma instalação di2) tornará as coisas mais fáceis. com di2, os cabos vêm com abraçadeiras para reduzir/evitar o chocalho, e eles podem ser um pouco complicados.

pode postar algumas fotos se as pessoas estiverem interessadas.
 
Discussion starter · #7 ·
Estou interessado nas suas fotos de tetonrider... então sinta-se à vontade para adicioná-las. Este tópico foi feito para compartilhar experiências e lições aprendidas, então adicione algumas fotos se tiver a chance.
Obrigado.
 
Para adicionar a este tópico, estou tendo um trabalhão para acertar meus cabos na minha SL4. Acho que isso se deve principalmente ao fato de ser um quadro menor com a mesa bastante baixa, então não tenho muita "área" para brincar.

Atualmente, estou configurado como "California Cross", o que é OK. Os cabos batem um pouco nas minhas pernas quando estou fora do selim e forçando um pouco, mas eu poderia me acostumar com isso. O problema real é que, com tudo tão apertado no guidão, sempre que o guidão é girado em uma quantidade decente, todos os cabos se juntam e prendem e ficam todos torcidos e o ajustador em linha roça no guidão ou fica preso nos outros cabos. Não é bom.

Existe alguma orientação sobre a melhor maneira de rotear esses cabos no guidão? Devo rotear sob o guidão de uma certa maneira? Encomendar os cabos de uma certa maneira? Não sou casado em cruzá-los e noto que a Spesh usa uma configuração tradicional em bicicletas completas (só recebi o quadro e construí).

Aqui está como estou agora:

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Discussion starter · #9 · (Edited)
Olá Rk,
Tudo deve ser solucionável com um pouco de ajuste.
Vejo duas coisas notáveis de imediato.
A bainha do cabo da sua mão esquerda... enquanto você está sentado na bicicleta e olha para baixo, parece muito longa. A bainha do freio traseiro também parece longa... do mesmo lado.

No seu lado direito, enquanto você está sentado na bicicleta, o ajustador de cabo em linha está muito para trás... deve estar mais sob o guiador.

Você deve ser capaz de resolver tudo isso sem comprar cabos novos, a propósito. Para o lado direito no cabo do desviador do tubo inferior, que é o seu desviador dianteiro... puxe o cabo nu através do shifter bem além do ajustador e corte a bainha mais curta e reposicione o ajustador mais perto da haste. Você não deve precisar tocar no seu trabalho de fita de guidão para nada disso. Então você precisará de um pedaço de segmento de substituição da bainha porque você moveu seu ajustador para a frente... que, a propósito, é vendido em comprimentos... a bainha do cabo Shimano SP-41 funciona bem... pesquise no google... mesmo para a bainha Campy... não precisa de um novo conjunto de cabos completo. A mesma prática para ambas as bainhas de cabos no lado esquerdo da bicicleta enquanto você está sentado e olha para baixo... os cabos do freio e do desviador traseiro são muito longos.

Veja meu Roubaix abaixo. O que você quer fazer é posicionar o comprimento do cabo para que você possa girar o guidão em cerca de 80-90 graus sem mais folga... os cabos limitarão mais movimento em outras palavras. Tenha cuidado, no entanto... corte e teste em pequenos incrementos... uma pequena mudança no comprimento da bainha do cabo faz uma GRANDE diferença em quão longe você pode girar o guidão.
Espero que isso ajude.
 
Obrigado pelo conselho. Brinquei muito ontem à noite e simplesmente não consegui fazer o cruzamento dos cabos funcionar sem grandes amarrações e agrupamentos dos cabos ao virar o guidão... pelo menos não para minha satisfação. Simplesmente não tenho muito espaço com um quadro tão pequeno. Então, optei por um roteamento tradicional.

A coisa engraçada é que... antes de fazer isso, fiz alguns testes de arrasto do cabo. Agora tenho o roteamento tradicional com os cabos sob a frente do guidão e não consegui perceber mais arrasto ao mover os cabos para frente e para trás em suas caixas, em comparação com um roteamento cruzado e mesmo com os cabos montados na parte de trás do guidão. Brinquei muito com isso antes de colar tudo. Agora... não vou dizer que todos os mecânicos que juram pelo método cruzado e sua redução de atrito estão errados... simplesmente não estou vendo a afirmação se concretizar no meu cenário e qualquer aumento no arrasto não valeu a pena a pinçagem e o agrupamento dos cabos e o puxar e empurrar adicionais nas paradas do quadro que notei com o método cruzado e realmente não fiquei entusiasmado.

De qualquer forma... optei por um roteamento tradicional e posso girar o guidão em toda a sua extensão sem amarrações ou agrupamentos estranhos de cabos ou estresse nos suportes do quadro. Tudo bem. Posso mover os cabos "para baixo" no guidão um pouco de onde eles saem da fita para que não subam tanto na haste, mas, no geral, acho que fiz um trabalho bastante decente em termos de aparência e função.

Me diga se parece um trabalho mal feito :)

Aqui está uma foto do meu bunker:

Image
 
Discussion starter · #11 ·
Concedido que o seu guiador é mais baixo para os pontos de entrada nas paragens no tubo inferior...mas estou um pouco perplexo com a razão pela qual não conseguiu fazer o California Cross funcionar. Se olhar para o meu...novamente num tubo de cabeça alto Roubaix....note a diferença radical na rigidez dos raios....não há comparação. O objetivo de cruzar os cabos em frente ao tubo de cabeça é reduzir a tensão interna nos cabos, não pedindo às bainhas e ao cabo para fazer uma curva em U debaixo da fita do guiador para o mesmo lado do tubo de cabeça. Cruzar o tubo de cabeça tem de reduzir o arrasto interno do cabo e, francamente...não é diferente da forma como a grande maioria das bicicletas com cabos externos são encaminhadas...para os lados opostos do tubo de cabeça. O arrasto interno do cabo aumenta proporcionalmente à rigidez dos raios da bainha. Se a sua bicicleta mudar de velocidade bem nessa configuração e tiver uma rotação total do guiador para a esquerda e para a direita, então tudo está bem e, desde que esteja satisfeito com isso...é tudo o que importa. A Specialized vendeu bicicletas em ambas as configurações.
Ande com segurança.
 
Acredite, eu gostaria que tivesse cruzado. Acho que o problema para a bicicleta menor vem do fato de que os cabos ficam quase horizontais quando cruzados. Os seus, no tubo de direção mais alto, assumem uma posição mais vertical, dando-lhes muito espaço para se movimentarem. Com meus cabos horizontais, eles ficam todos presos uns aos outros quando você vira o guidão.

Este não é um rodeio novo para mim. Quadros pequenos são um PITA para cabear corretamente porque quadros pequenos significam NÃO muito espaço e, muitas vezes, dobras apertadas nos cabos. Eu tive o mesmo problema na minha mountain bike, tanto que quando finalmente encontrei uma solução, o fabricante do quadro (pequena empresa na CA) me enviou um e-mail solicitando fotos da "solução" que eu encontrei para que ele pudesse compartilhar com seus outros clientes.
 
Discussion starter · #13 ·
Parabéns por encontrar uma solução que funciona. Sem dúvida, um quadro menor muda um pouco a paisagem. Talvez alguém com um Tarmac de tamanho menor se manifeste com uma foto e alguns conselhos.
Saúde.
 
Existe alguma orientação sobre a melhor maneira de rotear esses cabos na barra? Devo rotear sob o guidão de uma certa maneira? Encomendar os cabos de uma certa maneira? Não sou casado com a ideia de cruzá-los e noto que a Spesh usa uma configuração tradicional em bicicletas completas (só recebi o quadro e construí-o).
A Specialized não envia construções completas - as lojas constroem bicicletas completas. Então, tudo o que isso significa é que as lojas que você viu usam configurações tradicionais.

A forma cruzada tem funcionado muito bem para mim em várias bicicletas, incluindo o quadro pequeno da minha esposa.

Deixe-me saber se parece um trabalho mal feito :)

Aqui está uma foto do meu bunker:

Image
Tudo o que realmente importa é se funciona para você, mas me parece que você tem cabos materialmente mais longos do que o necessário. Eles vão muito além do lado oposto do HT. Se funcionar para você, ótimo, mas existem configurações mais limpas. Nunca achei que a "fricção" fosse um problema com o roteamento dos cabos... na pilotagem real, eu simplesmente não viro muito o guidão, e mesmo que eu esteja em um estacionamento fazendo uma curva fechada de 180 graus a 2 mph, a fricção do cabo não é o problema.

Eu, por um, só quero uma configuração limpa.

Acredite, eu gostaria que fosse cruzado. Acho que o problema para a bicicleta menor vem do fato de que os cabos ficam quase horizontais quando cruzados. Os seus, no tubo de direção mais alto, assumem uma posição mais vertical, dando-lhes muito espaço para se moverem. Com meus cabos sendo horizontais, eles estão todos enroscando uns nos outros quando você vira o guidão.
Bem... qual o comprimento/ângulo da mesa que você usa? Um quadro pequeno (supondo que sirva) ainda significa a mesma mesa que os outros usam (100, 100, etc.). Não tive problemas em usar o cruzamento da Califórnia em quadros de 52 e acima, e mesas de 65 mm a 130 (-17 e acima). O truque é deixar os cabos longos, depois cortar apenas um pouquinho de cada vez até encontrar o equilíbrio perfeito de cabo suficiente para permitir a rotação total do guidão e não muito pouco para amarrar. Meus cabos são geralmente bastante horizontais.
 
Acho que hoje à noite vou entrar e encurtar um pouco os cabos e apertar as coisas.

teton..é um 52 com uma haste de 90MM. Tenho certeza de que poderia usar seu truque para ir com uma solução cruzada. Ainda posso tentar.
 
Discussion starter · #16 · (Edited)
Vou dar-lhe uma dica que espero que ajude. Se estou a interpretá-lo corretamente... você diz que o guiador está a prender ao virá-lo quando corre o Cal cross. Olhando para as suas fotos, tenho a certeza de que isso se deve a onde a bainha do cabo está a sair de baixo da fita do guiador. O que sugiro é... se quiser fazer o Cal cross outra vez... desenrole a sua fita em ambos os lados de volta para as manetes. Revise o encaminhamento do cabo ao longo do guiador de forma a que saia 'por baixo' do guiador... não bem à frente. Dê uma olhada na minha foto do Roubaix. Para uma rotação menos obstruída do guiador... tenho as bainhas dos cabos a sair por baixo do guiador. Dessa forma, o guiador pode rodar livremente. Acredito que o seu problema pode ser que a bainha está a sair à frente, em vez de por baixo do guiador. Uma boa possibilidade é... os seus cabos estarem a prender-se à haste ao virar o guiador porque os cabos estão a sair mais acima à frente, em vez de por baixo do guiador, onde têm mais folga para balançar com o guiador. A propósito... outra dica é... use fita isolante em alguns pontos por baixo da fita do guiador para manter os cabos alinhados... pois sem ela, eles são mais propensos a mover-se... também facilita a enrolar os seus guiadores... pode já estar a fazer isso, mas outra sugestão para ajudar. Geralmente o que faço é nunca enrolar o guiador até andar de bicicleta. Sou super exigente com a localização da manete e a rotação do guiador, etc... e prefiro ajustar os ergos do guiador, das manetes e ajustar o comprimento do cabo... antes de enrolar o guiador final.
 
Então, finalmente terminei a bagunça da minha barra ontem à noite. Eu não cruzei... fiquei com o roteamento "tradicional". Os cabos saem por baixo da barra para o mecânico, na frente da barra para o freio, cruzam na frente do tubo de direção. Demorou um pouco para ajustar todos os comprimentos até o ponto em que eles "brincam" bem uns com os outros ao virar o guidão. Mas agora está definido. Também movi o ajustador em linha para o mecânico dianteiro para um ponto a apenas cerca de meia polegada de onde o cabo sai de baixo da fita da barra. Este é o único lugar que consegui encontrar onde está realmente fora do caminho, não vai bater no tubo de direção ao virar o guidão, não vai interferir com os outros cabos ou estragar as curvas bonitas que os cabos têm.

Então, depois de anos de batalhas e milhões de vítimas, tenho uma configuração que é limpa, parece boa e, o mais importante, funciona.

Agora posso ir andar.

Mas, claro, vai chover nos próximos três dias.
 
Discussion starter · #19 ·
Aqui estão mais duas cruzes Cal para referência. Depois de todo o seu esforço, ainda estou um pouco surpreso que você não conseguiu fazer a cruz funcionar... ou talvez não tenha conseguido porque acredita que o roteamento convencional funciona melhor.
O que importa é que você esteja feliz com isso.
Saudações.
 
Tópico matador!!

Estou prestes a vender minha Roubaix Expert '12 porque não consegui fazer com que ela trocasse de marcha corretamente desde o primeiro dia. Tentei California Crossing, substituí os cabos, usei lubrificante SP41, mas nada, zero, nada.. a bicicleta ainda é uma porcaria!! Mesmo quando ela parece mudar suavemente no suporte, assim que me sento e começo a pedalar, a má troca de marchas volta. Estou totalmente decepcionado.

Tenho uma última chance: substituir a carcaça Jagwire porcaria, como sugerido por um amigo. Esperando a chegada do Dura Ace SP41. Os barris de tensão estão em ambos os lados, sem dúvida.

Há ainda uma coisa que estou me perguntando: California Cross ou não???? Essa bicicleta está me deixando LOUCO. Vou processar a Specialized se minha esposa entrar com o pedido de divórcio, pois passei as últimas 3 noites trabalhando na garagem..
 
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